Realizada nova reunião do Comitê do Plano de Logística Sustentável da UFC

Data de publicação: 4 de julho de 2022. Categoria: Sem categoria

Nesta sexta-feira, 24 de setembro, foi realizada nova reunião do Comitê do Plano de Logística Sustentável (PLS) da UFC. O objetivo das reuniões do Comitê é a atualização do PLS de 2013, com a elaboração de plano de ação relacionado aos temas sob responsabilidade da UFC INFRA, quais sejam: resíduos, áreas verdes, energia, água, mobilidade urbana e contratação de serviços sustentáveis.

O PLS da UFC é uma ferramenta de gestão e planejamento que permite estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização dos gastos e processos administrativos. Os princípios que nortearam o documento foram práticas como a redução do consumo de recursos naturais e adoção de materiais de alta durabilidade que possam ser reutilizados ou reciclados. O PLS é estruturado em programas, iniciativas e metas de curto e médio prazos.

A sustentabilidade ambiental consiste na perfeita harmonia entre desenvolvimento econômico e preservação do ecossistema. Diante disso e através de
uma logística sustentável, o PLS-UFC busca de forma ampla e clara desenvolver ações de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos nas atividades diárias da comunidade universitária. De maneira geral, também se pode fundamentar a sustentabilidade ambiental como um meio de amenizar, a curto e longo prazo, os danos
já provocados no passado.

A previsão para a elaboração do plano de ação de cada tema do Plano de Logística Sustentável é de dezembro de 2021. Para tanto, as reuniões do Comitê são realizadas a cada 03 (três) semanas.

Fonte: Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental – Fone: (85) 3366.9543