Assinada ordem de serviço para implantação de painéis fotovoltaicos no Benfica

24 de janeiro de 2020

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, assinou, na tarde desta quarta-feira (22), ordem de serviço para a implantação de placas fotovoltaicas na Universidade. O sistema, que será inicialmente instalado em prédios do Campus do Benfica, deverá gerar uma economia de R$ 500 mil por ano.

De acordo com o reitor, o investimento será em torno de R$ 2,6 milhões, aporte recebido do Ministério da Educação (MEC) como “prêmio pela boa administração da Universidade”. A previsão é que o sistema comece a gerar energia ainda neste ano.

Na ocasião, José Lino da Silveira Júnior, representante da G.S. Construções Eireli, responsável pela implantação do sistema, informou que em fevereiro a empresa realizará visitas técnicas aos prédios onde serão instaladas as placas e efetuará a compra dos equipamentos necessários. Após a chegada do material e a instalação dos painéis, o projeto passará por avaliação e aprovação da concessionária de energia do Estado para, posteriormente, ter início o processo de geração de energia.

Além de energia limpa e renovável, o sistema vai reduzir o gasto da Universidade com energia elétrica. Segundo José Lino, em menos de cinco anos a UFC já conseguirá ter de volta o valor investido na instalação. Pelos cálculos do engenheiro eletricista da Coordenadoria de Conservação de Energia da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC INFRA), Fabrício Leite, “em 10 anos, a economia da Universidade será de cerca de R$ 3 milhões“, já descontados o valor do investimento inicial e possíveis mudanças tarifárias.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: (85) 3366 7331