Iniciado novo contrato para gestão de áreas verdes na Universidade

7 de dezembro de 2020

A partir de 07 de dezembro, a Universidade Federal do Ceará – UFC entrará em um nova perspectiva no que tange ao manejo de jardins, praças, canteiros centrais, áreas didáticas, campos experimentais e, principalmente, as diversas árvores que compõem a arborização da nossa universidade. Essa nova fase tem início com o contrato de manejo de áreas verdes, gerido pela Prefeitura Especial de Gestão Ambiental/UFC INFRA.

Parte dos profissionais da equipe de poda e equipamentos previstos em contrato

A unidade contará, a partir de agora, com grandes equipamentos como os caminhões-cesto que, além fornecer maior segurança aos podadores, permitirão o manejo tecnicamente mais adequado e mais ágil das nossas árvores; um triturador, que será fundamental para reduzir os gastos com transporte de destinação dos resíduos vegetais, bem como possibilitar o aproveitamento na produção de compostagem; um trator com roçadeira para dar maior agilidade à roçagem, mantendo a vegetação em altura adequada à proteção do solo e à segurança dos usuários dos campi; materiais específicos para realização de dendrocirurgia e, insumos diversos que permitirão o controle adequado das populações de formigas, cupins e eventuais pragas e doenças que possam comprometer as áreas verdes na nossa instituição.

Serviço iniciado em 07 de dezembro

Para monitoramento e gestão dessas atividades, a Universidade conta com a atuação de uma equipe multidisciplinar da UFC Infra, sendo composta pela Prefeita de Gestão Ambiental, Arquiteta Raquel Dantas, pelo Biólogo Geovany Torres, pelo Engenheiro Ambiental Marcílio Moura e pela Engenheira de Segurança do Trabalho Soraya Neves, assim como da assessoria técnica do Prof. Lamartine Oliveira, Engenheiro Agrônomo e Doutor em Ciências Florestais, e  de professores colaboradores, como prof. Marcos Esmeraldo, prof. Newton Becker, prof. Patrick Pastori e prof. Kleber Amora. Além disso, o novo contrato prevê a participação de corpo técnico especializado com experiência em manejo de áreas verdes.

Como primeira medida, a equipe já identificou diversas árvores em desacordo ao contexto urbano, trazendo riscos variados aos nossos servidores, colaboradores, alunos e ao patrimônio público. Portanto, por meio da poda correta, buscaremos ao mesmo tempo evitar a supressão dos indivíduos arbóreos e proporcionar a convivência segura com os seres humanos.

Faz-se necessário esclarecer que, diante dessas melhorias previstas, nos primeiros meses do novo contrato, será bastante perceptível a atuação das equipes de manejo, principalmente, nos serviços de poda, com a redução drástica de suas copas, em decorrência dos meses de interrupção do contrato.

Fonte: Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC INFRA), fone: 85 3366 9543