Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental

Área do conteúdo

Nova portaria da UFC define retorno das atividades administrativas ao regime presencial de trabalho a partir de 1º de outubro

Data de publicação: 20 de setembro de 2021. Categoria: Notícias

A Universidade Federal do Ceará se prepara para avançar na segunda fase do seu plano para retomada do regime presencial de trabalho no contexto da pandemia de covid-19. Considerando o avanço da vacinação e a queda do número de casos no Estado, a UFC deve retomar 100% das atividades administrativas de forma presencial a partir do dia 1º de outubro.

ft 210802 reitoria gr

A retomada presencial se refere apenas aos trabalhos administrativos. Já as atividades de cunho acadêmico, como as aulas de graduação e pós-graduação, continuam reguladas pelo documento orientador da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD).

Esse documento prevê o semestre de 2021.2, que tem início neste mês de setembro, como um período de transição. O retorno presencial está previsto para 2022, se os índices de transmissão, internação e morte por covid-19 continuarem em queda.

Para os trabalhos administrativos, os termos do retorno ao regime presencial foram publicados na Portaria nº 234, de 14 de setembro. Essa é uma fase seguinte à iniciada em meados de  maio deste ano, quando as atividades administrativas da UFC começaram a ser retomadas de forma presencial, mas em caráter de revezamento.

RETORNO FIRME E PAULATINO – De lá para cá, as atividades presenciais da UFC vêm sendo pouco a pouco retomadas. “A UFC não parou em nenhum momento nesta pandemia. Agora, damos mais um passo importante para a retomada das atividades presenciais, sempre de forma cautelosa e segura, seguindo os decretos estaduais e orientações das autoridades sanitárias”, diz o reitor da instituição, Prof. Cândido Albuquerque.

As ações da UFC começaram logo após a Organização Mundial da Saúde decretar a covid-19 como pandemia, em 11 de março de 2020. Dois dias depois, a Universidade instituiu o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus para traçar planos e recomendações à administração superior.

O Comitê atuou desde a conscientização para o distanciamento social e cuidados sanitários até a aplicação de mais de 10 mil testes rápidos de detecção de covid na comunidade universitária. “A criação do Comitê fez parte de um conjunto de medidas elaboradas pela administração superior quando a Universidade resolveu continuar com suas atividades, a grande maioria de forma remota”, explica o vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo, também coordenador do Comitê.

Foi a partir das orientações do Comitê, que acompanhava de forma sistemática as determinações das autoridades sanitárias estaduais, que a UFC decidiu pelo início do retorno do trabalho presencial, no formato híbrido, e, posteriormente, autorizou a realização presencial das aulas práticas.

CRITÉRIOS – Para o atual momento, foram considerados tanto o avanço da vacinação no Estado do Ceará como a redução do número de casos e mortes. De acordo com os dados mais recentes da Secretaria da Saúde do Estado, 5.856.501 pessoas já receberam a primeira dose, ao passo que 2.938.680 estão completamente imunizadas.

No caso, todos os profissionais da educação já puderam receber sua segunda dose uma vez que são considerados grupo prioritário no Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Ao mesmo tempo, o número de casos de covid-19 também vem caindo no Ceará. Ainda segundo o IntegraSUS, portal que reúne os dados de covid-19 no Estado, no dia 13 de setembro a média móvel de casos confirmados estava em 53, contra 3.300 do início de junho.

O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus já determinou uma revisão geral do Protocolo de Biossegurança da UFC, com base nas produções científicas mais recentes e nos protocolos da Secretaria da Saúde do Estado.

Fonte: Portal da UFC

Acessar Ir para o topo