Portaria 158 mantém suspensão de atividades acadêmicas presenciais até 25 de outubro

19 de outubro de 2020

A Universidade Federal do Ceará prorrogou, até 25 de outubro, a suspensão das atividades acadêmicas presenciais, referentes às aulas teóricas de graduação e pós-graduação de todos os cursos, salvo atividades letivas especiais, a critério dos diretores, observadas as recomendações das autoridades sanitárias.

Também continuam suspensas colações de grau e eventos presenciais, circulação de ônibus intercampi e atendimento nos restaurantes universitários. Assim como previsto na portaria anterior, o atendimento presencial ao público só pode acontecer em caso de uma forte necessidade administrativa definida pelo reitor, pró-reitores, diretores ou superintendentes.

A Portaria nº 158/20 regulamenta o funcionamento da UFC no atual contexto da pandemia de covid-19, dentro do previsto nas determinações estaduais que suspendem aulas presenciais nas universidades. O texto foi assinado pelo vice-reitor, Prof. Glauco Lobo, no exercício da reitoria, na última sexta-feira (16).

De acordo com o documento, seguem autorizadas as atividades acadêmicas práticas e os estágios dos cursos de graduação e de pós-graduação, para concludentes e não concludentes, nos modelos presencial, remoto ou híbrido, desde que sejam respeitados os protocolos de biossegurança gerais e específicos.

Permanece a orientação para que as unidades acadêmicas da UFC identifiquem, com o apoio dos professores responsáveis pelas aulas práticas, os estudantes que apresentem comorbidades e outras situações de risco relacionadas à covid-19.

A medida se baseia em recomendação do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da UFC para que sejam adotados procedimentos especiais de proteção aos alunos dos grupos de risco, diante da retomada das aulas práticas, autorizadas desde o último dia 12 de setembro na Instituição. Os docentes terão autonomia para elaborar e disponibilizar metodologias de ensino não presenciais a esses alunos.

Confira a matéria na íntegra no Portal da UFC.

Fonte: Portal da UFC