Prefeitura Especial participa do 4º Workshop Nacional UI GREEN METRIC

7 de outubro de 2020

Mesa Redonda virtual no 4º Workshop Nacional da UI GreenMetric para Universidades Brasileiras

A Arquiteta Raquel Dantas, Prefeita Especial de Gestão Ambiental, representou a Universidade Federal do Ceará no 4º Workshop Nacional UI GREEN METRIC, em mesa redonda sobre Gestão de Meio Ambiente e Infraestrutura em Universidades Brasileiras.

Na oportunidade, a arquiteta apresentou a composição  da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental, assim como a estrutura física da Universidade, que conta com 07 campi na capital e no interior do estado.

Em sua fala, a prefeita reforçou a importância da Prefeitura Especial e sua principais funções, assim como a integração com demais setores da Superintendência como fator facilitador para a efetividade de ações de preservação ambiental. Para ela, essa integração possibilita uma melhor diálogo com setores de base e também com a construção civil, auxiliando na conscientização ambiental.

Entretanto, a prefeita também levantou pontos a melhorar, como o gerenciamento de resíduos, focando na redução da produção de resíduos; e em processos mais eficientes. Para isso, foram planejadas novas licitações com contratos otimizados; a atualização de manuais e a continuidade de ações de educação ambiental. Além disso, planeja-se a implantação de um sistema de monitoramento de resíduos de áreas verdes; o aprimoramento do desenho urbano de todos os campi focando nas áreas de lazer e convivência considerando o respeito à natureza; estudos sobre água, energia e esgoto, dentre outros.

A arquiteta finalizou ressaltando a importância do UI Green Metric para a promoção do network entre Universidades, com a troca de experiências, e apresentou a forma de levantamento dos dados da UFC para os indicadores exigidos pelo ranking.

O evento está disponível na íntegra no canal do YouTube Plano Diretor Integrado da Unicamp.

CONHEÇA O RANKING –  Através de critérios de sustentabilidade específicos, o ranking UI GreenMetric (Universitas Indonesia) classifica mais de 780 universidades quanto às condições e políticas de sustentabilidades. Com essa lista de posições, o ranking busca estimular cada vez mais ações de sustentabilidade na educação.

Veja mais em:

UFC INFRA participa do 4º Workshop Nacional UI GREEN METRIC; acompanhe o evento
4th National Workshop on UI GreenMetric for Brazilian Universities

Fonte: Prefeitura Especial de Gestão Ambiental  – E-mail: prefeitura.especial@ufcinfra.ufc.br