Prefeitura Especial promove nova ação de castração de animais

19 de janeiro de 2021

A partir de terça, 19, até dia 03 de fevereiro, a Prefeitura Especial de Gestão Ambiental fará nova campanha de castração de animais abandonados no campus do Pici. Dessa vez, a ação será voltada para os cães que habitam o campus do Pici. O projeto encabeçado pelo Grupo de proteção “Animais Universitários” dá continuidade à ação realizada em outubro passado.

O grupo realizará voluntariamente a castração de animais abandonados no campus do Pici até dia 03 de fevereiro no Centro de Convivência do Pici. Os animais serão castrados com verbas de doações obtidas através da redes social do grupo (@animaisuniversitarios).

A iniciativa envolve a captura, a preparação, a cirurgia de castração em clínicas particulares e os cuidados pós-operatórios, que duram uma semana para a completa recuperação dos animais. Para auxiliar o grupo, a Prefeitura Especial de Gestão Ambiental (PEGA/UFC INFRA) articulou a disponibilização do espaço e de equipamentos necessários para a equipe e para os animais.

Além das cirurgias, o grupo promove a adoção de animais encontrados no campus, de modo a estimular sempre o bem-estar dos bichos e a redução gradual de indivíduos abandonados nos espaços públicos. Para apadrinhar uma castração, os interessados poderão entrar em contato com o projeto pelo Direct no Instagram @animaisuniversitários . Os animais que não conseguirem adoções, retornarão castrados ao mesmo local no qual foram capturados.

Em paralelo, a ação contará com o apoio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) a Prefeitura Municipal de Fortaleza. Dessa forma, os animais em condição de sofrimento com males, doenças graves ou enfermidades infectocontagiosas irrecuperáveis, de modo a colocar em risco a saúde humana e de outros animais, deverão passar por eutanásia. Dois médicos veterinários do CCZ deverão acompanhar a ação.

A Prefeitura Especial reforça ainda que tem se aproximado dos grupos e indivíduos que zelam pelos animais, chamando-os para agir em parceria. Além disso, a unidade sensibiliza a comunidade acadêmica para não abandonar animais nos campi da Universidade. Por fim, a Prefeitura planeja a implantação de ilhas de alimentação para que os animais possam se dirigir a lugares determinados para sua alimentação.

Fonte: Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental – Fone: (85) 3366.9543