A Prointer, através do Programa de Inovação Colaborativa, recebe inscrições para o Projeto de Sinalização do Campus do Pici, com enfoque no seu potencial ambiental e paisagístico, até 30 de abril; veja como participar

14 de abril de 2021

A Universidade Federal do Ceará recebe inscrições, até o dia 30 de abril, para o Programa de Inovação Colaborativa – Hackathon Inovando UFC 2021, promovido pela Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP).

O lançamento da iniciativa será nesta quinta-feira (15), às 18h, ao vivo, no canal da UFCTV no YouTube. A cerimônia terá a participação do reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque. Na ocasião, a equipe da PROINTER apresentará os detalhes da edição de 2021 do programa e irá tirar dúvidas do público.

O Programa será realizado inteiramente em formato remoto, por causa das restrições sanitárias decorrentes da pandemia da covid-19, envolvendo a realização de oficinas e atividades remotas (síncronas e assíncronas) para auxiliar na proposta de soluções para diferentes desafios da UFC.

O Hackathon consiste no estímulo à criação de soluções a partir de problemas reais trazidos por distintas unidades da Universidade, para serem resolvidos de forma empreendedora e inovadora por membros da comunidade acadêmica.

DESAFIOS – Na área temática de Infraestrutura, as propostas deverão responder ao seguinte desafio: Como sinalizar o Campus do Pici de forma a facilitar a orientação de frequentadores dando atenção ao potencial ambiental e paisagístico da Universidade?

Ao todo, serão contemplados cinco desafios temáticos a serem solucionados pela comunidade acadêmica nesta edição de 2021, com apoio das Pró-Reitorias de Extensão (PREX), de Graduação (PROGRAD), de Gestão de Pessoas (PROGEP) e de Planejamento e Administração (PROPLAD); da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra) e do programa de extensão Centro de Empreendedorismo (CEMP UFC).

PÚBLICO-ALVO – Podem participar destas atividades servidores docentes, técnico-administrativos e estudantes de graduação e de pós-graduação dos diferentes cursos da UFC, em inscrição individual ou de grupos de até cinco pessoas.

EDITAL – A inscrição deve ser efetuada por formulário eletrônico e não exige solução prévia aos problemas, mas que apenas seja indicado qual dos desafios previstos irá abordar. A íntegra do edital e os formulários necessários para a inscrição estão disponíveis no site da PROINTER. As dúvidas serão respondidas pelo e-mail inovacao@prointer.ufc.br.

ETAPAS DO PROGRAMA – Durante o Hackathon, ocorrem atividades de capacitação e de mentoria on-line para que as equipes modelem, de forma conjunta, as propostas de soluções aos desafios institucionais abordados. A participação dos servidores no Hackathon será considerada treinamento em serviço e as chefias serão comunicadas pela Comissão Organizadora após deferimento das inscrições.

Todos os participantes receberão certificados de participação referente às horas dedicadas às atividades do Hackathon, podendo ser utilizados para progressão por capacitação profissional, no caso servidores, e como comprovação de atividades complementares, para os estudantes.

A avaliação das propostas será feita pela comissão julgadora do programa, que analisará as apresentações seguindo três critérios (funcionalidade, aplicabilidade e pitch). Os melhores projetos receberão bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Inovação (PIBI), no valor mensal de R$ 400,00, de junho a dezembro de 2021, período em que os servidores irão desenvolver a solução proposta por sua equipe. Serão distribuídas até 22 bolsas para execução dos projetos aprovados.

Além disso, os servidores das equipes com melhor colocação no Hackathon serão premiados com curso de capacitação, evento ou congresso de sua escolha, que auxilie nas atribuições do cargo do servidor ou no desenvolvimento da solução.

Veja a notícia na íntegra no Portal da UFC.

Fonte: Bruno Matos, coordenador de Inovação Institucional da PROINTER – e-mails: inovacao@prointer.ufc.br e brunomatos@ufc.br