Reitor abre semana comemorativa do primeiro ano de gestão com inauguração do complexo fotovoltaico

24 de agosto de 2020

Durante a cerimônia de abertura dos eventos comemorativos referentes ao primeiro ano de gestão, o reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, acionou, na manhã desta segunda-feira (24), os quadros de controle e monitoramento da usina de energia solar instalada no prédio da Reitoria. O momento inaugurou oficialmente a instalação do complexo fotovoltaico da UFC.

As duas novas usinas se somam a duas outras, instaladas recentemente em unidades do Campus do Benfica (Foto: Divulgação/UFC)

Atualmente, o complexo é composto por 1.700 placas fotovoltaicas. As duas usinas agora inauguradas, instaladas na Reitoria e na área 1 do Centro de Humanidades (CH), se somam a outras duas estações em operação, uma na área 2 do CH e outra na Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC). Juntas, no Campus do Benfica, elas têm capacidade de produção energética equivalente a 970 MWh/ano e geram economia anual de R$ 500 mil nos custos da UFC com eletricidade.

Em seu discurso, o Prof. Cândido Albuquerque enfatizou que a inauguração é “o marco de um novo tempo na Universidade, que demonstra a disposição de modernizar e evoluir”, e solicitou a membros da administração superior a elaboração de um projeto que inclua os estudantes de engenharia elétrica e áreas afins nas atividades de manutenção e modernização das usinas. Segundo ele, é importante que haja também um ganho pedagógico para que o aproveitamento das usinas seja completo.

Ainda em sua fala, o reitor agradeceu a amizade e a parceria dos membros da administração superior e reconheceu a importância dos gestores para o sucesso das ações realizadas no último ano: “Eu precisava dizer obrigado a cada um dos senhores porque, certamente, nada teria sido feito sem a dedicação, a competência e o compromisso de toda essa equipe maravilhosa. Estamos todos em defesa de uma única causa, que é a causa da UFC. Cada um fazendo o melhor que pode, um ajudando o outro”.

INVESTIMENTO – O complexo de energia fotovoltaica inaugurado compreende um total de cerca de R$ 2,7 milhões, oriundos do orçamento da própria Universidade a partir de recursos concedidos pelo Ministério da Educação (MEC), especificamente para investimento.

A energia gerada a partir das placas é normalmente consumida pelas próprias unidades acadêmicas ou administrativas em que estão situadas. Eventualmente, caso a eletricidade produzida seja maior que o consumo das unidades, essa “sobra” é lançada na rede pública de energia, e a Universidade obtém assim um crédito proporcional em sua conta de consumo.

De acordo com o pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt, a ideia para os próximos anos é ampliar a produção de energia a partir de fontes alternativas na UFC. Atualmente, há negociações avançadas com uma empresa alemã para a implantação de um parque fotovoltaico em uma área de 50 hectares da Fazenda Experimental do Vale do Curu, equipamento da UFC localizado no município de Pentecoste, a 92 quilômetros de Fortaleza.

Segundo Everton Parente, titular da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra), a intenção é estender a instalação das usinas para o Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra e os campi do Interior, logo que sejam obtidas as autorizações e os recursos financeiros necessários. O superintendente explica que a fonte fotovoltaica já responde por 30% do total de energia consumido no prédio da Reitoria em dias de uso constante. Quando se considera toda a Universidade, esse percentual, atualmente, é de 5%.

PRESENÇAS – A solenidade de inauguração do complexo foi bastante prestigiada. Além dos gestores anteriormente citados, estavam presentes o Prof. Glauco Lobo, vice-reitor da UFC; Eduardo Palheta, superintendente-adjunto da UFC Infra e Fabrício Leite, engenheiro eletricista da UFC Infra, entre outras autoridades acadêmicas, gestores, servidores técnico-administrativos e convidados.

Veja a notícia na íntegra no Portal da UFC.

Fonte: Gabinete do Reitor da UFC e Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – E-mail: ufcinforma@ufc.br