Reitor apresenta pacote de investimentos em obras nesta quarta, 26

26 de agosto de 2020

Nesta quarta-feira (26), em solenidade de alocação de recursos federais, o reitor  da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, apresentou o maior pacote de investimentos da UFC dos últimos quatro anos. Os recursos serão destinados à conclusão de obras que estavam paradas, reformas e compra de equipamentos e melhorias.

PRINCIPAIS PONTOS DO PACOTE DE INVESTIMENTO – O pacote da UFC contará com investimento total de R$ 27,1 milhões distribuído em 32 ações, entre obras, reformas ou compra de equipamentos. A verba foi obtida a partir das articulações do reitor com o Ministério da Educação e de alocações do orçamento próprio de investimento da UFC. Dentre as iniciativas, destacam-se:

Conclusão de obras paradas ou interditadas – O pacote permitirá concluir obras que estavam paradas, algumas há anos. É o caso do bloco didático do Curso de Letras-Libras, parado desde 2013, que receberá investimentos de R$ 2,1 milhões. E dos laboratórios de Engenharia de Produção e de Ensaios Mecânicos e o Lamotriz. Além deles, o plano também prevê recuperar o prédio da Patologia, do Curso de Medicina de Sobral, que está interditado por problemas estruturais.

Laboratórios e unidades de pesquisa – A Universidade irá adquirir um Laboratório de Biossegurança de nível 3 para a Faculdade de Medicina, o que permitirá importantes pesquisas na área de virologia. Será investido R$ 1,5 milhão neste equipamento. Além disso, também haverá reforma no Laboratório de Microbiologia, no Edifício Regional do Núcleo de Ofiologia (NUROF), na sala de freezers do bloco de Biomedicina e a readequação de instalações do Laboratório de Cereais.

Acessibilidade – A UFC investirá R$ 2 milhões para garantir a acessibilidade em vários locais no Campus do Benfica. Na Faculdade de Direito, serão aplicados mais R$ 282 mil para a aquisição de um elevador, e na Coordenadoria de Perícia e Assistência ao Servidor e ao Estudante (CPASE) outros R$ 103 mil. Já no Campus do Pici, também serão realizadas obras no Instituto UFC Virtual (tanto no estacionamento como na rampa de acesso e no bloco 812 da Zootecnia.

Recuperação do IEFES – O Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) receberá uma série de melhorias para recuperar sua estrutura. O plano de investimento prevê a reforma de seu vestiário e de sua pista de atletismo, com base de concreto e equipamentos no padrão internacional, com investimentos superiores a R$ 1,5 milhão.

Outras reformas – O pacote de investimentos prevê várias outras obras nas diversas unidades da UFC. São obras como a reforma para implantação da clínica médica da CPASE, reforma do bloco 913 da Geologia, reforma da biblioteca da Arquitetura e de Matemática, do estúdio de gravação da Faculdade de Medicina, do galpão metálico do almoxarifado, além da demolição de algumas estruturas comprometidas.

Confira a lista completa de obras e ações planejadas.

Veja notícia na íntegra no Portal da UFC.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – e-mail: ufcinforma@ufc.br