Comemoração do Dia Mundial da Reciclagem (17/05)

Data de publicação: 17 de maio de 2022. Categoria: Notícias

Para comemorar o Dia Mundial da Reciclagem (17/05), a Prefeitura Especial de Gestão Ambiental/UFCINFRA anuncia a nova fase de expansão do Programa de Coleta Seletiva Cidadã na UFC, com a disposição de coletores de 1000L de capacidade, na cor azul e com identificação padronizada, em posições estratégicas que favoreçam tanto o descarte do material pelas equipes de zeladoria como a coleta realizada pelas Associações de Catadores cadastradas no Programa.

As equipes de zeladoria do Campus do Pici foram capacitadas no que se refere à logística de recolhimento e descarte dos materiais recicláveis originados na Universidade, sendo necessário também que os chefes de departamento e gestores dos edifícios colaborem com o programa de coleta seletiva, atuando para fomentar a segregação dos resíduos na fonte de geração.

Estamos produzindo informativos com instruções para conscientização do descarte  correto dos resíduos recicláveis que são destinados às associações de catadores de materiais recicláveis. Essa ação objetiva conscientizar a comunidade universitária sobre a importância da separação dos materiais na origem, como papéis, papelão, garrafas de vidro, garrafas pet, metais e equipamentos eletroeletrônicos, pois isso leva a economia de recursos públicos e gera renda as famílias associadas como catadores.

O engenheiro ambiental Marcílio Moura, responsável pela área de Resíduos Comuns e Recicláveis da PEGA, diz que os planos de gerenciamento de resíduos sólidos – PGRS são documentos que mostram o retrato da geração de resíduos sólidos na Universidade. Essa geração, ressalta o servidor, tem um custo financeiro e ambiental e, por isso, é necessário buscar alternativas sustentáveis para minimizar a produção de resíduos. “Por exemplo, no campus do Pici, detectamos que cerca de 60% dos nossos resíduos eram de folhas, que eram descartadas como rejeitos, coletadas e transportadas para o aterro sanitário. Hoje, a maior parte é reutilizada como adubo natural em áreas previamente definidas”, cita Moura.

A Prefeitura Especial de Gestão Ambiental (PEGA) ressalta que para o sucesso na execução do plano é imprescindível o engajamento dos geradores de resíduos, pois são eles que irão executar a maior parte das ações. O setor realiza continuamente treinamentos com alunos, colaboradores terceirizados e técnicos de laboratório, entre outros públicos, além de ações de educação socioambiental. O engenheiro ambiental Marcílio Moura lembra que essas ações são importantes “não só pela exigência legal, mas porque uma boa gestão de resíduos sólidos pode evitar impactos negativos e garantir a segurança de todos”.

Fonte: Prefeitura Especial de Gestão Ambiental – Fone: (85) 3366.9542