PEGA realiza as primeiras ações do projeto de extensão ArboUrb no município de Sobral

Data de publicação: 7 de fevereiro de 2023. Categoria: Notícias

A Prefeitura Especial de Gestão Ambiental (PEGA) da Universidade Federal do Ceará deu início às primeiras ações do Projeto de Extensão ArboUrb, que tem como coordenadora a Arquiteta Urbanista Raquel Dantas (Prefeita da PEGA) e vice coordenador o Biólogo Geovany Torres. O projeto de Arborização Urbana Consciente e Inteligente tem o objetivo de potencializar as funções socioambientais das árvores,  por meio da consolidação e da ampliação das ações que já vêm sendo desenvolvidas pela PEGA, envolvendo a comunidade interna e externa da UFC em  processos educativos e de difusão de conhecimentos.

Por meio do Projeto Arbourb foi realizada nos dias 26 e 27 de janeiro, no município de Sobral, uma capacitação em princípios em poda na arborização urbana, ministrada pelo Prof. Lamartine Oliveira e pelo discente de agronomia Victor Brito. Por meio da parceria com Agência Municipal de Meio Ambiente (AMA) de Sobral foram capacitados ao todo 27 colaboradores da Prefeitura de Sobral, entre podadores, jardineiros e supervisores de campo.

Foram abordados conteúdo teórico e prático: conceitos e importância da arborização urbana; como evitar a poda e supressão de árvores; procedimentos de segurança; instrumentos utilizados na poda; princípios técnicos de corte e tipos de poda; e tratamentos de árvores urbanas.

A previsão é que ocorram novas capacitações pelo Projeto Arbourb, bem como mapeamento das áreas e recebimento de demandas para o plantio de mudas em conjunto com a comunidade, palestras educativas, doação de mudas, entre outras atividades. Para ficar por dentro e participar de nossas ações, bastante acompanhar nossa rede sociais: @pegaufc.

Fonte: Prefeitura Especial de Gestão Ambiental