Plano de Continuidade do Negócio da UFC é lançado; documento reúne orientações para prestação regular dos serviços da Instituição

Data de publicação: 21 de outubro de 2022. Categoria: Notícias

Em reunião virtual do Comitê de Governança (CGOV) da Universidade Federal do Ceará, ocorrida no dia 29 de setembro, foi aprovado o Plano de Continuidade do Negócio (PCN) da UFC. O documento objetiva ser um instrumento-guia com orientações para o restabelecimento das atividades indispensáveis após a possível ocorrência de incidentes que impactem diretamente na prestação dos serviços essenciais da UFC.

O plano foi desenvolvido pela Secretaria de Governança (SECGOV), com colaboração técnica dos seguintes setores: Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD), Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra).

Imagem: Reitoria da UFC
O PCN é um instrumento-guia com orientações para o restabelecimento das atividades indispensáveis após a possível ocorrência de incidentes (Foto: Viktor Braga/UFC)

Com vigência de dois anos (2023 a 2024), o PCN tem seu conteúdo baseado em cenários de descontinuidade dos serviços, levando em conta possíveis indisponibilidades relacionadas aos seguintes aspectos: acesso físico às instalações, presença das equipes de trabalho, serviços de tecnologia da informação, manutenção dos contratos de serviços continuados e de prestação do ensino em formato presencial.

De acordo com a SECGOV, no Plano é possível encontrar os principais incidentes impactantes, suas causas prováveis, medidas preventivas básicas, unidades responsáveis por seu tratamento e contatos dos setores. Os impactos listados abordam uma extensa variedade de incidentes, como a falta de energia elétrica, incêndio e indisponibilidade de sistemas operacionais e Internet.

Além disso, o PCN detalha o processo-base na ocorrência de um incidente, partindo do evento que o iniciou até o retorno da prestação dos serviços ao nível regular, bem como os processos mapeados dos principais incidentes, segmentados pelas macroáreas do escopo de atuação do Plano.

Nos apêndices do documento encontra-se também um plano de evacuação de emergência em caso de ocorrência de incêndios, e os principais contatos de entidades externas (como SAMU, Bombeiros, Polícia, entre outros), com suas respectivas áreas de atendimento.

Segundo os responsáveis, a UFC busca, por meio do PCN, fornecer informações claras, objetivas e úteis para toda a comunidade acadêmica na possível ocorrência de incidentes, bem como orientar a análise técnica das unidades responsáveis pelos seus tratamentos, possibilitando a redução do tempo de resposta das medidas de contingência e a mitigação da ocorrência de incidentes previsíveis.

Fonte: Portal da UFC