Política de Arborização da UFC é publicada

Data de publicação: 10 de outubro de 2022. Categoria: Notícias

A Prefeitura Especial de Gestão Ambiental (PEGA), um setor da UFC Infra que agrega técnicos, professores e estudantes de múltiplas áreas do conhecimento, apresenta este documento, intitulado Política de Arborização da UFC, elaborado por diversas mãos, que vem para implementar o adequado planejamento arbóreo, a fim de incorporar harmoniosamente a paisagem construída à paisagem natural em sua plenitude de funções.

É fundamental garantir a segurança dos usuários dos campi, a preservação das estruturas físicas e, principalmente, conservar as nossas árvores. Quando destacamos a importância das árvores urbanas com base nas suas principais funções (infiltração de água no solo, contribuição na redução da sensação térmica, arrefecimento da poluição sonora, quebra-vento, liberação de oxigênio e absorção de alguns poluentes), garantimos que seus benefícios sejam entregues à comunidade universitária e a toda população dos municípios onde a UFC está presente, e também à fauna.

Atenta a essa problemática e observando a necessidade de estabelecer procedimentos para atualizar e padronizar métodos e técnicas de plantio, transplantio, poda e corte de árvores, a Universidade Federal do Ceará, por meio da PEGA, estabeleceu diretrizes de arborização, que, visando à sustentabilidade ambiental, se consolidam neste documento.

Conheça a lista inédita de árvores nativas do Ceará indicadas para o ambiente urbano (pp.32-37).

Conheça as diretrizes de plantio para a UFC, que considera também:

• largura da calçada;
  • presença de fiação elétrica;
  • proximidade com edificações;
  • proximidade com caixa de esgoto, cisterna e outros elementos hidrossanitários.

Acesse o link e conheça todo o documento.

Fonte: Prefeitura Especial de Gestão Ambiental – (85) 3366.9542