Recuperação e melhorias: Jardins da Reitoria ganham mais beleza com serviços realizados pela UFC INFRA

Data de publicação: 10 de março de 2022. Categoria: Notícias

Quem passa pelas esquinas das avenidas 13 de Maio e Universidade perceberá que os jardins da Reitoria da Universidade Federal do Ceará estão mais vistosos e belos. O motivo é que do fim do ano passado ao início deste ano, o espaço vem recebendo serviços de recuperação e melhorias, a cargo de equipe da Prefeitura Especial de Gestão Ambiental da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC INFRA).

Imagem: Área do jardim que fica em frente à fachada da Reitoria da UFC, com gramado recuperado
A área da Reitoria da UFC é uma das mais icônicas de Fortaleza, e seu espaço verde tem sido valorizado na Política de Arborização da Universidade (Foto: UFC INFRA)

Desde a fundação da UFC, nos anos 1950, os jardins passaram por algumas intervenções e o presente projeto paisagístico foi elaborado pelo arquiteto Plínio Silveira, da UFC INFRA. “A execução do serviço tem sido realizada por meio do contrato de manutenção de Áreas Verdes nº 50/2020”, informa a arquiteta Raquel Dantas do Amaral, prefeita especial de Gestão Ambiental da Superintendência.

Raquel Dantas comenta que, principalmente, na parte frontal, quando o serviço de recuperação foi iniciado, o jardim apresentava poucos trechos de gramado, “alguns deles em estado de degradação e quase toda a cobertura estava em areia. Na reforma, foram preservadas as rotas e o pavimento existentes. As alterações ocorreram no interior dos canteiros, onde foram riscados novos traçados curvilíneos, cujas formas orgânicas foram preenchidas por diferentes coberturas: pedriscos, seixos e espécies de forração”.

Ela acrescenta que o projeto teve ainda como premissa manter a visão do conjunto arquitetônico, “evitando-se assim maciços de vegetação que bloqueassem a visão da Reitoria”. No serviço, além das espécies de forração, a arquiteta informa que foram colocadas plantas ornamentais como jiboia, rio-negro, manto-sagrado, zamia, samambaia-jamaicana e zebrina, como são popularmente conhecidas. As árvores existentes foram todas mantidas.

“Alguns trechos dos gramados foram recuperados e novas áreas receberam essa cobertura. O jardim está em contínua renovação e, paulatinamente, temos tentado melhorar outros jardins da Universidade”, ressalta. Com os jardins recuperados, o desafio é mantê-los bem cuidados e conservados. A arquiteta Raquel Dantas explica que os esforços com a manutenção envolvem pelo menos três jardineiros para aguação, limpeza, adubação e poda, mas a comunidade também precisa colaborar. Nesse sentido, a Prefeitura Especial de Gestão Ambiental está providenciando placas com mensagens incentivando a atenção e o cuidado com o espaço.

Imagem: Os jardins da Reitoria, na parte voltada para a avenida da Universidade, contam com passeios em diagonal pavimentados com pedra natural e amplos canteiros (Foto: UFC Infra)
Os jardins da Reitoria, na parte voltada para a avenida da Universidade, contam com passeios em diagonal pavimentados com pedra natural e amplos canteiros (Foto: UFC INFRA)

VERDE NO BENFICA – Os jardins da Reitoria, na parte voltada para a avenida da Universidade, contam com passeios em diagonal pavimentados com pedra natural e amplos canteiros onde estão plantadas árvores de grande porte (mangueiras e sapotizeiros), o que produz sombra em quase toda a área. Gramados e diversas espécies de plantas ornamentais enfeitam canteiros logo acima com acesso por batentes.

Nos canteiros que dão para a avenida 13 de Maio, também com boa visão de quem passa, além das espécies já citadas, há cajueiros e palmeiras. Nos espaços mais internos, por trás da Reitoria, destaque para duas gigantescas paineiras. Ali, os caminhos são ladeados por mais plantas ornamentais. Ao fundo, depois da Concha Acústica, um pequeno bambuzal chama atenção.

Imagem: Antes da reforma, o jardim apresentava vários trechos em estado de degradação (Foto: UFC Infra)
Antes da reforma, o jardim apresentava vários trechos em estado de degradação (Foto: UFC INFRA)

POLÍTICA DE ARBORIZAÇÃO – A arquiteta Raquel Dantas afirma que na política de arborização da UFC a intenção é valorizar espécies vegetais nativas da região, e as substituições nos vários campi da UFC têm sido feitas gradativamente. Ela chama a atenção para a necessidade de pessoas da comunidade nas unidades da UFC sempre entrarem em contato com a UFC INFRA quanto ao plantio de espécies em jardins dos diversos campi.

A arquiteta comenta que, mesmo com boa intenção, é possível que alguém possa fazer o plantio de espécies exóticas ou outras inadequadas que venham a causar problemas. Assim, ela adverte que qualquer intervenção em canteiros e jardins só deve ser feita com ciência da UFC INFRA.

No trabalho da superintendência, uma das atividades que em muito contribui para a política de arborização é o Inventário das árvores, um levantamento que está sendo realizado em todos os campi da UFC. Quando concluído, será possível saber a localização de cada exemplar, bem como suas condições de saúde.

Veja matéria da UFCTV sobre o Inventário das árvores.

Fonte: Raquel Dantas do Amaral, prefeita especial de Gestão Ambiental da UFC INFRA – e-mail: raquel.dantas@ufcinfra.ufc.br