Reitor recebe secretário de Infraestrutura de Fortaleza para tratar de projetos conjuntos; parque linear no entorno do Pici é um dos planos

Data de publicação: 5 de fevereiro de 2024. Categoria: Notícias

O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Prof. Custódio Almeida, reuniu-se em 12 de janeiro de 2024 com o secretário de Infraestrutura de Fortaleza, Samuel Dias. O encontro também contou com a presença de equipes da UFC e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINF), tendo tratado de dois projetos de requalificação urbana e social que envolvem ambas as instituições.

Em um primeiro momento, a equipe da SEINF apresentou o parque linear urbano da rua Pernambuco, a ser construído na rua homônima localizada nos limites do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, com uma ligeira entrada no terreno pertencente à UFC. O corredor verde faz parte das ações discutidas e aprovadas pelo poder público e pela comunidade e integra o plano de infraestrutura da Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) do Pici/Parque Universitário, delimitada pelo Plano Diretor de Fortaleza.

Imagem: Foto da reunião do reitor Custódio Almeida com o secretário municipal de Infraestrutura, Samuel Dias, com um grupo em pé perante uma mesa de reuniões
As equipes da UFC e da Secretaria Municipal de Infraestrutura de Fortaleza trataram sobre projetos do parque linear no entorno do Pici e do Corredor Cultural Criativo do Benfica (Foto: Ribamar Neto/UFC Informa)

“Esse já é um desdobramento da última reunião do reitor com o prefeito José Sarto no Gabinete do prefeito. O propósito aqui é desenvolver essas ações em conjunto, utilizando o conhecimento da UFC e apoiando as comunidades da periferia. Apresentamos hoje o projeto, e a ideia agora é garantir recursos e formalizar termos de cooperação entre a prefeitura e a UFC para que a gente consiga, ainda neste ano, lançar a pedra fundamental dessa obra, desse parque importante”, relatou o secretário Samuel Dias.

O Prof. Custódio Almeida sinalizou positivamente sobre a colaboração interinstitucional para viabilizar o parque. “É uma área populosa, que tem equipamentos da UFC como o Centro de Desenvolvimento Familiar (CDFAM), além de um posto de saúde da prefeitura dentro da área do CDFAM, de uma farmácia popular e do projeto em curso de uma escola municipal que deverá usar inclusive parte do nosso terreno. Esse parque modifica o trânsito e traz as pessoas para uma relação de ocupação e paisagística com a cidade e com o campus. É excelente”, avaliou o reitor.

Dentre os destaques do projeto do parque da rua Pernambuco, encontram-se remodelação do espaço viário, com o revestimento da rua em blocos de concreto, construção de passeios largos e faixas de pedestres elevadas; extensa arborização para amenizar a sensação térmica; áreas de convivência, lazer e apoio ao comércio informal; espaços para recreação infantil, atividade física e lavanderia comunitária; opções adequadas de descarte e manejo de resíduos ao longo da via e conexão do parque e da ZEIS com o restante da cidade através de alternativas de mobilidade.

Em uma segunda parte da reunião, também ocorreu a apresentação, por parte da UFC, do projeto preliminar das intervenções urbanísticas necessárias para o “trecho-piloto” do Corredor Cultural Criativo do Benfica, que se estenderá por três quarteirões – a quadra anterior à Reitoria, a da própria Reitoria e aquela onde se localiza a área I do Centro de Humanidades e a Faculdade de Educação. “A Prefeitura de Fortaleza vê com bons olhos esse projeto e acha que é viável, uma excelente ideia. Nós iremos agora criar um grupo de trabalho para desenvolvê-lo de fato nesta primeira parte, fazendo com que ele possa chegar até o centro da cidade”, afirmou Samuel Dias.

“Trata-se de uma fase em que a gente vai poder mostrar para a população um pouco de como ficará no final todo o trajeto. Este trecho é onde ocorre uma parte importante das atividades sociais e culturais da Universidade, então a gente vai ter um local de fato apropriado para tudo isso”, ponderou Custódio, acrescentando que a UFC foi responsável por desenvolver e apresentar o projeto básico, e que as próximas etapas já estão sendo articuladas. “A partir do que foi dito aqui na reunião, a prefeitura acredita que em maio a gente tenha o projeto executivo; tendo o projeto executivo, significa que a obra pode ser licitada. A expectativa é poder começar ainda em 2024”, adiantou. Os encaminhamentos da reunião consistirão na criação de um grupo de trabalho para atuar conjuntamente na captação dos recursos necessários e na elaboração do projeto executivo para ambos os projetos.

Além do reitor e do secretário, participaram da agenda o Prof. Newton Becker, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design da UFC; Lara Silva Lima, superintendente-adjunta de Infraestrutura e Gestão Ambiental da UFC; Luana Duarte, diretora da Divisão de Estudos e Projetos da UFC Infra; Prof. Rafael Vieira, coordenador-adjunto de Legislação do Gabinete da Reitoria; Guilherme Teles Gouveia Neto, coordenador de Elaboração de Projetos da SEINF; e Tiago Borges, arquiteto da SEINF.

Fonte: Portal da UFC