Transporte intracampus e intercampi da UFC é retomado a partir de 16 de março; saiba como irá funcionar

Data de publicação: 15 de março de 2022. Categoria: Notícias

A volta das atividades acadêmicas presenciais na Universidade Federal do Ceará, nesta quarta-feira (16), marcará também o retorno da circulação dos ônibus intracampus e intercampi da UFC em Fortaleza. Esse serviço de transporte gratuito, coordenado pela Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra), é destinado a toda a comunidade universitária e tem o objetivo de facilitar o deslocamento de estudantes e servidores que precisam circular entre as diferentes áreas da Instituição.

Imagem: O serviço é coordenado pela Divisão de Transportes da UFC Infra (Foto: UFC Informa / Registro feito antes da pandemia de covid-19)

Por medida de prevenção contra a covid-19, os ônibus funcionarão com janelas abertas, sendo exigido o uso de máscara pelos passageiros. De acordo com a UFC Infra, a higienização dos veículos será realizada uma vez a cada turno (manhã e tarde), com a limpeza de maçanetas, corrimãos e outras superfícies em que haja contato direto dos usuários.

INTRACAMPUS DO PICI – Em Fortaleza, duas linhas de ônibus intracampus circulam no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, o maior da UFC, com 212 hectares.

Um dos transportes leva os passageiros desde a entrada principal do campus, localizada na Avenida Humberto Monte, até o Centro de Ciências, com funcionamento das 6h às 22h. Essa linha (denominada 020 – Campus do Pici) circula através de parceria entre a UFC e a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (ETUFOR),

Já a segunda linha do intracampus percorre o trajeto que vai do Centro de Ciências até o Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES), circulando das 7h30min às 22h. O percurso é feito com veículo pertencente à própria Universidade.

tabela atualizada dos horários de saída de cada um desses transportes pode ser vista no site da UFC Infra.

INTERCAMPI – Outro serviço ofertado para a comunidade universitária é o transporte intercampi, que tem o objetivo de facilitar o deslocamento entre os principais campi da UFC em Fortaleza.

Nesta volta às aulas, as duas linhas serão as seguintes: 1) Pici-Porangabuçu-Benfica (com funcionamento das 9h às 17h) e 2) Labomar-CEAC (das 8h às 18h).

Além de gratuitos, os intercampi são linhas expressas, sem paradas nas vias da cidade, com pontos de embarque e desembarque específicos nas áreas da Universidade.

tabela atualizada dos horários de saída de cada um desses transportes, além dos pontos de embarque e desembarque, pode ser vista no site da UFC Infra.

INTERIOR – Os campi da UFC no Interior em Sobral e Quixadá também retomarão os serviços de transporte de estudantes. Em Quixadá, a linha que circula entre o Campus e o Terminal Rodoviário da cidade funcionará das 9h30min às 15h30min. Em Sobral, a linha que sai do Mucambinho, com cinco paradas para embarque e desembarque, circulará das 11h às 19h, mas somente a partir do dia 21 de março.

As informações sobre o funcionamento dessas linhas também podem ser vistas no site da UFC Infra.

Fonte: Portal da UFC