UFCInfra participa de audiência pública sobre Unidades de Conservação Municipais de Fortaleza

Data de publicação: 24 de outubro de 2023. Categoria: Notícias

A Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental da UFC (UFCInfra) foi convidada pelo vereador Gabriel Araújo para participar da audiência pública sobre Unidades de Conservação Municipais de Fortaleza: conselhos gestores e planos de manejo, no dia 20 de outubro de 2023, ocorrida na Câmara Municipal de Fortaleza.

A superintendente adjunta da UFCInfra, arquiteta Raquel Dantas, compôs a mesa na referida audiência com o intuito de discutir sobre o plano de manejo da Área de Relevante Interesse Ecológico da Matinha do Pici, localizada, em sua quase totalidade, dentro do Campus do Pici. Também estiveram presentes os professores da UFC, Marcelo Moro (Ciências Ambientais), Jeovah Meireles (Geografia) e Lamartine Soares (Agronomia).

A ARIE da Matinha do Pici abrange uma área de 43 hectares e engloba o Campus do Pici/UFC e os bairros Pici e Padre Andrade. Ela foi estabelecida como uma unidade de conservação de uso sustentável pela Lei no 10.463/2016.  A Prefeitura Especial de Gestão Ambiental (PEGA) coordenou, junto com técnicos, docentes e alunos da UFC, o Diagnóstico e Proposta de Zoneamento que foi protocolado junto à Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (SEUMA) em dezembro de 2022, a qual, compete, legalmente, à condução do Plano de Manejo da ARIE.

Na foto (esq p/ dir), Dannielle Mendes (bolsita do Projeto de Extensão Arbourb, vereardo Gabriel Aguiar, arq. Raquel Dantas (UFCInfra), prof. Marcelo Moro (Ciências Ambientais), e prof. Lamartine Soares (Agronomia)

O Plano de Manejo de uma UC deve ser elaborado em até cinco anos após sua criação. A ausência do plano de manejo da Matinha impede que a ARIE receba a devida atenção para a proteção da sua rica diversidade de fauna e flora, que se encontra ameaçada pela ocupação desordenada dos bairros circunvizinhos, com destaque para o bairro Pici, que provoca graves danos ao ecossistema local trazendo poluição ao açude por esgotos domésticos e lixo, além de derrubada e queimada de árvores na área.

A UFC reafirma seu compromisso em colaborar com a proteção da biodiversidade do município e do estado do Ceará.

Acesse o  Diagnóstico e Proposta de Zoneamento da Matinha do Pici aqui.

A audiência pública completa pode ser vista no link: https://www.youtube.com/watch?v=5fhiQin-cLs