Comissão elabora novo Plano de Ação Sustentável da UFC INFRA

Data de publicação: 1 de fevereiro de 2022. Categoria: Notícias

A Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental vinha realizando reuniões mensais da Comissão para atualização do Plano de Logística Sustentável (PLS) da UFC, desses encontros elaborou-se o Plano de Ação Sustentável da UFC INFRA. Este documento é fruto de análise e discussões ligadas a temas de infraestrutura, gestão ambiental e outros serviços gerenciados pela Superintendência. O Plano objetiva dar continuidade ao processo de melhoria de gestão socioambiental da Universidade, contribuindo para uma mudança de cultura organizacional.

O Plano de Ação Sustentável é mais uma ferramenta de incentivo ao consumo consciente, revelando à comunidade acadêmica o impacto das suas atividades sobre o meio ambiente, seja pelo consumo de energia e água, seja pela geração de resíduos. O Plano também convida para a reflexão de como a Universidade lida com a integração entre os meios ambientes construído e natural, escolhendo a valorização, proteção das áreas verdes e fauna e o incentivo a construções e serviços menos poluentes, como também o incentivo ao reuso e compartilhamento de recursos.

Ao focar nos temas sob a gestão da UFC INFRA, a avaliação das ações propostas pelo PLS de 2013 foi realizada, discutindo-se os resultados e as justificativas para o insucesso de certas ações. Passados oito anos do primeiro PLS da UFC, novas ideias surgiram, considerando o aprendizado, o novo contexto econômico-financeiro-institucional e as novas normatizações. O resultado desta discussão com todos os setores da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental foi o novo Plano de Ação Sustentável da UFC INFRA, que deve fazer parte do novo PLS da UFC.

Fonte: Prefeitura Especial de Gestão Ambiental – Fone: (85) 3366.9542